segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Semi Ateu? (parte 2)

Embora me julgasse livre, muitos dos conceitos cultivados em casa foram se pregando em minha personalidade como trepadeira no xaxim. Se soubesse o trabalho que despregar isso me daria, teria me esforçado em aceitar sem questionar. Não digo que sofri muito, mas um pesinho na consciência volta e meia aparecia. Durante anos precisei me questionar sobre o que fazia ou não sentido.
Hoje, segundo meus últimos cálculos, sou um semi - ateu. Não pesquisei se essa denominação existe, mas acho que é um termo apropriado para a minha situação. Não acredito em quase nada, mas também não posso afirmar que nada existe. Acho que ser semi ateu é um tipo de garantia, um pouco covarde é verdade, mas vai que o mundo acabe e tudo era verdade? Nesse caso, eu teria ao menos uma chance de me explicar...
Acho que uma das minhas únicas certezas sobre fé estão baseadas quanto ao fim do mundo. Não foi preciso me basear em nenhum livro sagrado, bastou analisar com um pouco de atenção as atrocidades que já foram cometidas em nome de algum Deus nesse nosso mundo.
Assumir isso ainda hoje exige uma certa coragem. Afinal, se as coisas não mudarem, é bem provável que em breve as fogueiras da inquisição queimem esse herege que vos escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário