segunda-feira, 6 de julho de 2009

Buzinas

Ela havia começado a trabalhar na empresa ferroviária havia pouco menos de um mês. O trabalho era árduo, mas como tudo ainda era novidade, ela o fazia com muito prazer. Já habituada aos andamentos daquela estação, a única coisa que a intrigava eram as constantes buzinas que soavam a poucos metros dali. Embora estivesse certa de que era uma locomotiva, ela desconhecia o fato de que alguma delas pudessem emitir tamanha quantidade de sons. Questionou entre suas novas colegas de trabalho, e uma senhora com quase 30 anos de casa lhe informou que não se tratavam de buzinas. Eram os sons de instrumentos musicais que vinham da construção ao lado. Uma orquestra ensaiava ali.

Nossa amiga ficou admirada. Nunca havia ouvido falar de uma orquestra, mas com esse nome sabia que só poderia se tratar de algo grandioso. A mesma senhora lhe explicou o que era, como funcionava e disse ainda que a orquestra que trabalhava ao lado delas, era tida como a melhor do país. Ela não podia se conter de felicidade. Seu primeiro emprego ao lado de tão prestigiosa organização.

Passou a esperar suas pausas com enorme expectativa. Todos os dias, sons distintos e belos lhe chegavam ao coração. Ela sonhava em poder assistir a um concerto, mas sabia ser impossível. Resignada, voltava ao trabalho suspirando e cantarolando em sua mente algumas melodias que acabara de escutar.

Um belo dia, uma grande surpresa. Um cartaz anunciava a apresentação de um pequeno grupo de músicos dessa renomada orquestra em uma de suas estações de trabalho. Conversou com suas amigas e arranjou para que estivesse presente naquele momento.

Pela primeira vez podia ver e ouvir de perto aqueles sons que tanto a encantavam. Ficou quietinha, observando todos os detalhes. O prazer com que eles pareciam trabalhar e a felicidade que transmitiam lhe renovou todos os ânimos. Ao final, enquanto todos aplaudiam, nossa amiga não se conteve, e com duas fortes apitadas, despediu-se dos artistas e prosseguiu com seu trabalho de locomotiva.

Um comentário:

  1. Familiar isso.

    Pena que não são todos que tem essa oportunidade, ou mesmo, vontade.

    Parabéns! Ta cada vez melhor.

    Bejossss

    ResponderExcluir